pfSense criar regras de firewall – 01 – Curso Completo

Tempo de leitura: 2 minutos

Seja bem vindo a essa vídeo aula sobre como criar regras de firewall no pfSense. Se quer aprender bem mais, não fique somente nessa aula, conheça a nossa playlist. Usamos nessa vídeo a versão 2.3,  no entanto o conhecimento é aplicado para outras versões.

Se gosta do nosso material, não perca tempo e inscreva-se no nosso canal.

Nesta vídeo aula iremos criar regras de firewall simples, para conhecermos os detalhes de cada opção que podemos utilizar. Veremos conceitos de alias, os diferentes tipos de alias que podem ser criados, como por exemplo, alias de porta e alias de url. Explicaremos como importar um lote alias através de um arquivo externo.

Um alias (apelido) é basicamente uma estrutura que você cria para poder utilizar na regras de firewall sem precisar ficar repetindo o mesmo IP, porta ou URL em diferentes regras. Por exemplo, se vamos criar uma regra para o facebook podemos criar um alias para o mesmo, então utilizá-lo seja bloquear acesso ou para permitir acesso.

Veremos também algumas regras padrão do firewall, como a que permite acessar o próprio firewall. Você verá que o pfSense nessa versão vem definido como uma política permissiva de acesso, isso quer dizer que todo acesso é permitido e você deve criar regras para bloquear o que não deseja. É importante mudar esse comportamento alterando para uma política restritiva, onde tudo é bloqueado a não ser o que explicitamente permitido através de regras.

Um ponto importante, que devemos prestar atenção é a posição que a regra de firewall está, pois firewall de uma forma geral analisam as regras de cima para baixo e após um regra dar match (combinar) com o conteúdo dos pacotes as regras abaixo não são analisados, isso quer dizer se uma regra que concede acesso ao facebook estiver acima de uma que bloqueia acesso ao mesmo site, o resultado é que acesso será concedido.

Podemos também definir que queremos registrar (logar) os acessos.

Algo que geralmente esquecemos quando estamos criando regras  é de aplicar e salvar as mudanças. Lembre disso e evite muita dor de cabeça. 

Caso você ainda não saiba  como realizar a instalação do pfSense veja o nosso primeiro post sobre o assunto. É um vídeo bem completo que trata a instalação passo-a-passo, comece por esse.

Vou te pedir um favor, ajude a promover o nosso canal compartilhando o vídeo com seus amigos.

Não perca tempo!! Mãos a obra, assista quantas vezes for necessário.

Abraços e Sucesso,
Prof: Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *