pfSense Opções do Console – Curso Completo

Tempo de leitura: 2 minutos

Seja bem vindo a essa vídeo aula sobre configuração do pfSense. Se que aprender mais ainda, não fique somente nessa aula, conheça a nossa playlist. Usamos nessa vídeo a versão 2.3, porém o conhecimento é aplicado para outras versões.

Se gosta do nosso material, não perca tempo e inscreva-se no nosso canal.

Em nosso laboratório usamos o Virtual Box para configurar a rede de testes, esse ambiente simulado nos permite experimentar diversas confiurações de maneira bem simples. Aprenda também como fazer essa configuração assistindo a primeira aula vídeo aula sobre o tema.

Parte1 – Opções do Boot

Parte2 – Opções do Console

Nessa vídeo aula  vamos conhecer diversas opções do console que podem ser úteis resolver problemas quando o pfSense para de de funcionar.

A maior parte dos recursos do console inicial permite que você altere algum comportamento do boot, por exemplo, podendo escolher o modo single,  multi user, safe mode e também  é possível  inicializar com um kernel específico, entre outras funcionalidades.

Você também pode utilizar as opções do console para configurar e visualizar as interfaces de redes e seus endereços IPs, assim como atribuir a VLANs.

Nessa tela você pode visualizar a versão do pfSense, executar utilitários de teste como ping,  desconectar usuários conectados por SSH, desabilitar o SSH, reiniciar o pfSense para os padrões de fábrica, reinicializar a interface WEB, reinicializar a senha de acesso a interface web, reiniciar ou desligar o pfSense, acessar o shell do pfSense, visualizar o fluxo de dados utilizando o pfTop, ver logs do sistema relacionado ao firewall, atualizar o pfSense, listar e restaurar backups, reinicializar o php, entre outras funcionalidades.

Também vou mostrar como fazer uma conexão ssh utilizando o utilitário putty, que pode ser baixado na área de donwloads.

Vou te pedir um favor, ajude a promover o nosso canal compartilhando o vídeo com seus amigos.

Não perca tempo!! Mãos a obra, assista quantas vezes for necessário.

Abraços e Sucesso,
Prof: Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *