pfSense configuração pela WEBGUI – Curso Completo

Tempo de leitura: 1 minuto

Seja bem vindo a essa vídeo aula sobre configuração do pfSense através da interface WEB. Se quer aprender bem mais, não fique somente nessa aula, conheça a nossa playlist. Usamos nessa vídeo a versão 2.3,  no entanto o conhecimento é aplicado para outras versões.

Se gosta do nosso material, não perca tempo e inscreva-se no nosso canal.

Nessa vídeo vamos realizar a configuração do pfSense utilizando a interface gráfica (WEBGUI), que é a forma mais usual e também mais simples e rápida.

A credencial padrão para acesso ao pfSense é: usuário: admin e senha: pfsense.

Vamos conhecer o dashboard e os principais widgets, assim como aprender  organizá-lo de forma mais eficiente.

Além disso, vamos definir o nome do host, indicar os servidores DNS, NTP (servidor de tempo),  configurar de forma adequada o timezone, indicar a maneira que o pfsense irá obter o endereço IP (DHCP, estático) para configuração da sua placar de rede, trocar a senha do administrador (esse passo muito importante), definir uma senha para console do pfSense para evitar que qualquer pessoa que tenha acesso possa alterar as configurações, configurar alertas por e-mail, por exemplo, para receber a notificação de algum problema que ocorreu e assim atuar de forma mais ativa.

Além disso, vamos conhecer diversas telas e passar rapidamente por uma série opções interessantes. Algumas questões complexas, como alteração de parâmetros do kernel não serão vistos nessa vídeo aula,  mas vou mostra onde é realizado a configuração.

Caso você ainda não saiba  como realizar a instalação do pfSense veja o nosso primeiro post sobre o assunto. É um vídeo bem completo que trata a instalação passo-a-passo, comece por esse.

Vou te pedir um favor, ajude a promover o nosso canal compartilhando o vídeo com seus amigos.

Não perca tempo!! Mãos a obra, assista quantas vezes for necessário.

Abraços e Sucesso,
Prof: Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *